lundi 3 juin 2013

Comité Europeu de Normalização

CEN/WG6/TAG4

 

Introdução do Grupo de Trabalho WG6/TAG4


A fim de permitir o estabelecimento a médio prazo de normas européias e de impor critérios virológicos pertinentes aos produtores e industriais que comercializam produtos alimentares de perigo viral potencial, a Comissão Européia comissionou o Comité Europeu de Normalização (CEN) para a criação de um grupo técnico de trabalho. Esse grupo chamado CEN/WG6/TAG4, Detecção de vírus em alimentos (« Detection of viruses in food »), reúne diferentes laboratórios europeus expertos, inclusive o CEERAM.


 Objetivos do Grupo de Trabalho WG6/TAG4


Com base em dados disponíveis na literatura, o seu objetivo até 2013 é propor:

  • Métodos fiáveis, sensíveis y consensuais
  • Métodos permitindo a extração e a detecção de Norovirus (genogrupos I y II) por meio da biologia molecular
  • Métodos permitindo a extração e a detecção da Hepatite A (VHA) por meio da biologia molecular nos alimentos e na água (engarrafada).


Se pode supor que esse trâmite será ampliado a outros vírus e particularmente, a vírus emergentes como a Hepatite E.

Normalização do método de detecção dos vírus patógenos humanos nos moluscos


Abstract

Os vírus associados com as doenças contraídas como resultado do consumo de moluscos são os norovirus, que causam gastroenterites, e os vírus da Hepatite A (VHA). Nos últimos anos, numerosas publicações foram publicadas sobre o tema da detecção de vírus nos moluscos pela técnica da reacção em cadeia da polimerase (PCR). Contudo, hoje em dia, nenhum procedimento estandardizado foi publicado. A estandardização é necessária previamente à adoção dos métodos de detecção no quadro regulamentar. Um grupo de trabalho europeu desenvolve um método padrão em duas partes (qualitativa e quantitativa) para a detecção dos vírus em alimentos, inclusive nos moluscos, que poderá ser incorporado na legislação européia como método de referência. Este artigo descreve o desenvolvimento do método padrão e põe de relevo os pontos chaves da metodologia adotada, os controles e outras medidas de Engenharia da Qualidade  juntamente ao método e aos desenvolvimentos futuros neste âmbito (traduzido do texto original David Lees and CEN WG6 TAG4 tirado da edição intitulada "Special Issue: Viruses in Shellfish. Guest Editors: Albert Bosch and Soizick F. Le Guyader").



www.ceeram.com


Aucun commentaire: